Texto 1
F(D1)
Sobre a fala de Chico Bento a respeito dos peixes, pode-se dizer que:
A ) os peixes são
inteligentes porque, para não serem fisgados, preferem ficar em um local sem
muitas pessoas.
B ) os pescadores não
são tão inteligentes, porque preferem pescar num lugar mais tranqüilo.
C ) os peixes
preferem um lugar mais sossegado, porque, assim, ficam longe de pescadores inteligentes.
D ) os pescadores
preferem pescar juntos, porque, assim, fica mais fácil de se fisgar os peixes.
O item
correto (item A) é uma paráfrase do primeiro balão do segundo quadro, com o
acréscimo da justificativa. O item b é falso, porque nem é dito que os
pescadores são burros nem que eles preferem pescar num lugar tranquilo. O item
c está incorreto, por afirmar que os peixes preferem ficar longe de pescadores
inteligentes, informação que não é dita nem inferida no texto. O item d é
incorreto, porque a justificativa apresentada pelo fato de os pescadores
pescarem juntos não é confirmada pelo texto.
Texto 2
http://www.mentecapta.blogger.com.br/oquevocecome1.jpg
F
(D- 4) Sobre as informações presentes no texto e sobre a forma de como elas
aparecem, é certo afirmar que:
A) é difícil fazer
poesia, porque, muitas vezes, falta o verdadeiro e puro sentimento.
B) o último verso
caindo em direção à gota d’água revela falha gráfica, por isso não estabelece
relação direta com o conteúdo do texto.
C) é difícil fazer
poesia, porque, muitas vezes, o leitor considera o texto sem graça, insosso.
D) o último verso
caindo em direção à gota d’água revela que, sem conciliar forma e sentimento, a
poesia tende ao fracasso.
O item
a está incorreto, porque, segundo o texto, é difícil fazer poesia apenas com
sentimento, e não por falta dele. O item b está incorreto, porque existe uma
relação de sentido entre o verso caindo e a imagem da gota d’água. O item c é
incorreto, porque não há no poema nem uma referência ao leitor; e o que é sem
graça e insosso é o verso. O item d é o item correto por causa da relação
direta que se estabelece entre a linguagem verbal (o verso caindo) e a
linguagem não-verbal (a imagem do poço).
PRODUÇÃO DE ITEM
Texto 3
http://www.mentecapta.blogger.com.br/oquevocecome1.jpg
F(D- 19) Sobre as
informações, verbais e não-verbais, explícitas no texto, é correto afirmar que:
A)
a primeira frase do texto é de criação do autor, sem se basear no senso comum.
B)
segundo o texto, consumir a referida torrada significa que é tão saudável
quanto comer um brigadeiro.
C)
a vida leve que o texto menciona se refere a quem consome o brigadeiro.
D)
segundo o texto, consumindo a referida torrada, a vida fica mais leve e mais
gostosa.
O item a é falso, porque a
primeira frase do texto é de senso comum, sem autoria definida. O item b é
falso, porque o objetivo do anúncio é exatamente opor a vida de quem consome
brigadeiro à de quem consome a torrada. O item c é falso, porque a vida leve é
a de quem consome a torrada, e não o brigadeiro. O item d é o correto, porque o
anúncio faz referência às duas qualidades da torrada
Texto 4
http://3.bp.blogspot.com/_sAyMwFaT
(D – 12) O uso da
máscara higiênica pela personagem Chapeuzinho Vermelho
A)
revela
que a personagem estava com doença respiratória, por isso não queria que o lobo
transmitisse aos 3 porquinhos.
B)
faz
lembrar o surto da gripe suína, ocorrido no mundo, na época da elaboração da
charge.
C)
mostra
que ela tinha alergia a lobo e a porcos.
D)
apresenta
o medo de acontecer com ela o mesmo que aconteceu com os 3 porquinhos.
A alternativa a
está errada, porque nem uma das informações apresentadas pode ser comprovada
textualmente. A alternativa b é a correta, porque o texto traz pistas que fazem
alusão à gripe suína. As alternativas c e d são falsas por apresentarem
informações a partir das quais não é possível inferir no texto.
Texto 5
@(D – 2) Pela tira
acima, podemos entender que Mônica começou a correr, porque
A ) Magali queria comer a maçã
estampada na roupa de Mônica.
B)
ela se assustou com a presença súbita de Magali.
C) elas estavam brincando de
pega-pega.
D ) Magali estava querendo usar o
vestido da Mônica.
O texto não-verbal
apresenta a situação de a Mônica se mostrar inicialmente satisfeita por estar
com uma roupa com uma maçã estampada. Logo depois ela se mostra aflita, fugindo
da Magali, a qual, pela sua expressão facial, deseja comer o desenho. Por isso
a resposta é a alternativa a.
Texto 6
@ Observe o texto
abaixo e responda à seguinte questão:
@ (D -23) Sobre os interlocutores (poeta e amigos)
envolvidos no poema, pode-se dizer que
A ) apesar
da ilustração ao lado, a linguagem utilizada no poema é típica de políticos,
empresários e advogados.
B ) as
comparações feitas no poema desvalorizam os amigos, a quem o texto é dedicado.
C ) a
linguagem utilizada no texto revela o desprezo e descuido com os amigos, a quem
o texto é dedicado.
D ) a
linguagem utilizada no texto dá um ar de informalidade, afetividade e
intimidade com os amigos, a quem o texto é dedicado.
A alternativa a é falsa, porque a
própria ilustração nos prediz que o conteúdo do texto apresentará variação
linguística não-padrão regional da língua, típica de caipiras. A alternativa b
é incorreta, porque o objetivo das comparações feitas é de sempre ressaltar as
qualidades dos amigos. A resposta correta é a alternativa d, porque a linguagem
informal do texto mostra despojamento, descontração, comum nas relações de
amizade.
http://drepente30.blogspot.com.br/2007/12/declarao-para-meus-amigos-de-forma-bem.html
Texto 7
http://diariodaspossibilidades.blogspot.com.br/2008/09/ser-magrars.html
@ (D – 14) De acordo com as informações que aparecem
nos quadros,
A)
Ser magra mais é importante que ser feliz ou ser
jovem.
B)
É possível ser magra e ter celulite ao mesmo tempo.
C)
É impossível ser magra e encontrar o homem da sua
vida ao mesmo tempo.
D)não ter celulite significa o mesmo que ser
magra.
Texto 8
@ (D – 20) O uso das frases exclamativas na fala de
Cascão expressa
A) espanto, susto, por nunca conseguir prever a hora exata da chuva.
B) contrariedade, chateação, por não
gostar de tomar banho.
C) admiração, surpresa, por ficar sempre esperando por esse momento.
D) imparcialidade, indiferença, por achar insignificante a hora da chuva.
O item correto é o “B”,
pois a personagem apresenta uma expressão facial que revela contrariedade por
chover sempre na mesma hora. Além disso, o aluno também precisa recorrer ao
conhecimento prévio, de que Cascão não gosta de tomar banho.
Texto 9
@(D – 22) O efeito de humor se dá pelo fato:
A) da impossibilidade de ocorrer engano da ligação.
B) de o Cascão não querer mesmo falar com o Cebolinha.
C) de o Cebolinha não conseguir entender o sentido da ligação.
da ligação não se ter sido feita com um telefone
convencional.
A alternativa correta é a letra “A”,
pois, como se trata de um telefone de brinquedo, feito com um fio e duas latas,
é impossível que haja uma ligação errada, já que nem é possível também fazer
alguma ligação.
Texto 10
@(D 21) O efeito de humor do texto se deu pelo fato
de haver uma confusão quanto ao uso do termo “para” (“para o Isbui”). O sentido
de como o cliente disse e como o atendente compreendeu são, respectivamente
A ) finalidade e destino.
B ) destinatário e finalidade.
C ) destino e comparação.
D ) destinatário e destino.
(D - 2) O atendente disse para
o cliente que não tinha passagem para o Isbui
a)
Por achar que
Isbui fosse um destino, e não uma pessoa.
b)
Por haver algum
atrito pessoal com o Isbui.
c)
Porque o ônibus
que ia para Isbui já estava lotado.
d)
Porque o atendente
não compreendeu a pronúncia do cliente.
Texto 11
@ Observe atentamente a tira abaixo e responda à
questão posterior:
@(D -6) Sobre a opinião da Mafalda acerca da TV,
A)
Ela se mostra favorável como veículo de cultura.
B)
Ela se mostra indiferente ao poder sobre o
telespectador.
C)
Ela se opõe à ideia de TV como veículo de cultura.
D)
Ela se opõe à violência de alguns programas
televisivos.
Texto 12
@ (D -17) Sobre o termo “e”, no primeiro quadro, podemos afirmar que
A ) possui sentido de adição, de ação complementar.
B ) pode ser substituído por “mas” e possui valor
adversativo.
C ) possui valor conclusivo, por isso é posposto a
uma vírgula.
D ) pode ser substituído por “porque” e possui
valor explicativo.
(D – 3) A expressão “coisas erradas”, no último
quadro do texto tem a ver com
A) As estripulias que o cachorro faz pela casa.
B) A borboleta que o cachorro fica observando.
C) Espantar visitas indesejadas da casa.
D) Esconder os objetos da dona da casa.
Texto 13
http://compapodegarota.blogspot.com.br/2010/10/princesas-desesperadas.html
@ (D - 5) Quanto ao sentimento comum entre as princesas, prevalece o de
A) contentamento, felicidade.
B) indiferença, apatia.
C) desapontamento, desilusão.
D) raiva, rancor.
(D - 2) O marido de cada uma das princesas acima é
A) uma Fera.
B) o Shrek.
C) um príncipe.
D) um sapo.
Texto 14
@ (D – 19) A
expressão “Nem assim!”, no último balão, dá a ideia de que
A
) nem para salvar o amigo Cascão entraria na água.
B
) nem precisando de ajuda Cascão consegue ser um amigo solidário.
C
) nem em momentos de descontração Cascão deixa de ser religioso.
D
) a ação realizada por Cascão corresponde às expectativas de Cebolinha.
(D
- 5) Cebolinha pediu ajuda ao Cascão, porque Cebolinha
A)
estava realmente
se afogando.
B)
queria que o amigo
caísse na água.
C)
queria brincar de
salva-vidas com o amigo.
D)
queria fazer o
amigo rezar para salvá-lo.
Excelente material! Parabéns para a equipe da Coordenadoria Pedagógica Anos Finais da SME!!!
ResponderExcluir