terça-feira, 5 de junho de 2012

SUPORTES TEXTUAIS PARA ELABORAÇÃO DE ITENS PARA O 9º ANO

Texto 1




F(D1) Sobre a fala de Chico Bento a respeito dos peixes, pode-se dizer que:
A ) os peixes são inteligentes porque, para não serem fisgados, preferem ficar em um local sem muitas pessoas.
B ) os pescadores não são tão inteligentes, porque preferem pescar num lugar mais tranqüilo.
C ) os peixes preferem um lugar mais sossegado, porque, assim, ficam longe de pescadores inteligentes.
D ) os pescadores preferem pescar juntos, porque, assim, fica mais fácil de se fisgar os peixes.
O item correto (item A) é uma paráfrase do primeiro balão do segundo quadro, com o acréscimo da justificativa. O item b é falso, porque nem é dito que os pescadores são burros nem que eles preferem pescar num lugar tranquilo. O item c está incorreto, por afirmar que os peixes preferem ficar longe de pescadores inteligentes, informação que não é dita nem inferida no texto. O item d é incorreto, porque a justificativa apresentada pelo fato de os pescadores pescarem juntos não é confirmada pelo texto.

Texto 2

http://www.mentecapta.blogger.com.br/oquevocecome1.jpg


F (D- 4) Sobre as informações presentes no texto e sobre a forma de como elas aparecem, é certo afirmar que:
A) é difícil fazer poesia, porque, muitas vezes, falta o verdadeiro e puro sentimento.
B) o último verso caindo em direção à gota d’água revela falha gráfica, por isso não estabelece relação direta com o conteúdo do texto.
C) é difícil fazer poesia, porque, muitas vezes, o leitor considera o texto sem graça, insosso.
D) o último verso caindo em direção à gota d’água revela que, sem conciliar forma e sentimento, a poesia tende ao fracasso.
O item a está incorreto, porque, segundo o texto, é difícil fazer poesia apenas com sentimento, e não por falta dele. O item b está incorreto, porque existe uma relação de sentido entre o verso caindo e a imagem da gota d’água. O item c é incorreto, porque não há no poema nem uma referência ao leitor; e o que é sem graça e insosso é o verso. O item d é o item correto por causa da relação direta que se estabelece entre a linguagem verbal (o verso caindo) e a linguagem não-verbal (a imagem do poço).

PRODUÇÃO DE ITEM
Texto 3

http://www.mentecapta.blogger.com.br/oquevocecome1.jpg
F(D- 19) Sobre as informações, verbais e não-verbais, explícitas no texto, é correto afirmar que:

A) a primeira frase do texto é de criação do autor, sem se basear no senso comum.
B) segundo o texto, consumir a referida torrada significa que é tão saudável quanto comer um brigadeiro.
C) a vida leve que o texto menciona se refere a quem consome o brigadeiro.
D) segundo o texto, consumindo a referida torrada, a vida fica mais leve e mais gostosa.
O item a é falso, porque a primeira frase do texto é de senso comum, sem autoria definida. O item b é falso, porque o objetivo do anúncio é exatamente opor a vida de quem consome brigadeiro à de quem consome a torrada. O item c é falso, porque a vida leve é a de quem consome a torrada, e não o brigadeiro. O item d é o correto, porque o anúncio faz referência às duas qualidades da torrada

Texto 4
                                  http://3.bp.blogspot.com/_sAyMwFaT

(D – 12) O uso da máscara higiênica pela personagem Chapeuzinho Vermelho
A)   revela que a personagem estava com doença respiratória, por isso não queria que o lobo transmitisse aos 3 porquinhos.
B)   faz lembrar o surto da gripe suína, ocorrido no mundo, na época da elaboração da charge.
C)   mostra que ela tinha alergia a lobo e a porcos.
D)   apresenta o medo de acontecer com ela o mesmo que aconteceu com os 3 porquinhos.

A alternativa a está errada, porque nem uma das informações apresentadas pode ser comprovada textualmente. A alternativa b é a correta, porque o texto traz pistas que fazem alusão à gripe suína. As alternativas c e d são falsas por apresentarem informações a partir das quais não é possível inferir no texto.


                         Texto 5

                                                     

@(D – 2) Pela tira acima, podemos entender que Mônica começou a correr, porque 
A ) Magali queria comer a maçã estampada na roupa de Mônica.
B)  ela se assustou com a presença súbita de Magali.
C) elas estavam brincando de pega-pega.
D ) Magali estava querendo usar o vestido da Mônica.

O texto não-verbal apresenta a situação de a Mônica se mostrar inicialmente satisfeita por estar com uma roupa com uma maçã estampada. Logo depois ela se mostra aflita, fugindo da Magali, a qual, pela sua expressão facial, deseja comer o desenho. Por isso a resposta é a alternativa a.                                                                                                       

Texto 6

@ Observe o texto abaixo e responda à seguinte questão:


@ (D -23) Sobre os interlocutores (poeta e amigos) envolvidos no poema, pode-se dizer que

 A ) apesar da ilustração ao lado, a linguagem utilizada no poema é típica de políticos, empresários e advogados.
B ) as comparações feitas no poema desvalorizam os amigos, a quem o texto é dedicado.
C ) a linguagem utilizada no texto revela o desprezo e descuido com os amigos, a quem o texto é dedicado.
D ) a linguagem utilizada no texto dá um ar de informalidade, afetividade e intimidade com os amigos, a quem o texto é dedicado.
A alternativa a é falsa, porque a própria ilustração nos prediz que o conteúdo do texto apresentará variação linguística não-padrão regional da língua, típica de caipiras. A alternativa b é incorreta, porque o objetivo das comparações feitas é de sempre ressaltar as qualidades dos amigos. A resposta correta é a alternativa d, porque a linguagem informal do texto mostra despojamento, descontração, comum nas relações de amizade.

http://drepente30.blogspot.com.br/2007/12/declarao-para-meus-amigos-de-forma-bem.html

Texto 7

http://diariodaspossibilidades.blogspot.com.br/2008/09/ser-magrars.html

@ (D – 14) De acordo com as informações que aparecem nos quadros,

A)   Ser magra mais é importante que ser feliz ou ser jovem.
B)   É possível ser magra e ter celulite ao mesmo tempo.
C)   É impossível ser magra e encontrar o homem da sua vida ao mesmo tempo.
D)não ter celulite significa o mesmo que ser magra.            

                                                               Texto 8


@ (D – 20) O uso das frases exclamativas na fala de Cascão expressa

A)   espanto, susto, por nunca conseguir prever a hora exata da chuva.
B)   contrariedade,  chateação, por não gostar de tomar banho.
C)   admiração, surpresa, por ficar sempre esperando por esse momento.
D)   imparcialidade, indiferença, por achar insignificante a hora da chuva.
O item correto é o “B”, pois a personagem apresenta uma expressão facial que revela contrariedade por chover sempre na mesma hora. Além disso, o aluno também precisa recorrer ao conhecimento prévio, de que Cascão não gosta de tomar banho.

                                                                         Texto 9

@(D – 22) O efeito de humor se dá pelo fato:

A)   da impossibilidade de ocorrer engano da ligação.
B)   de o Cascão não querer mesmo falar com o Cebolinha.
C)   de o Cebolinha não conseguir entender o sentido da ligação.

da ligação não se ter sido feita com um telefone convencional.
A alternativa correta é a letra “A”, pois, como se trata de um telefone de brinquedo, feito com um fio e duas latas, é impossível que haja uma ligação errada, já que nem é possível também fazer alguma ligação.

   
                                                          Texto 10


@(D 21) O efeito de humor do texto se deu pelo fato de haver uma confusão quanto ao uso do termo “para” (“para o Isbui”). O sentido de como o cliente disse e como o atendente compreendeu são, respectivamente
A ) finalidade e destino.
B ) destinatário e finalidade.
C ) destino e comparação.
D ) destinatário e destino.

(D - 2) O atendente disse para o cliente que não tinha passagem para o Isbui
a)    Por achar que Isbui fosse um destino, e não uma pessoa.
b)    Por haver algum atrito pessoal com o Isbui.
c)    Porque o ônibus que ia para Isbui já estava lotado.
d)    Porque o atendente não compreendeu a pronúncia do cliente.




   Texto 11

@ Observe atentamente a tira abaixo e responda à questão posterior:

@(D -6) Sobre a opinião da Mafalda acerca da TV,
A)   Ela se mostra favorável como veículo de cultura.
B)   Ela se mostra indiferente ao poder sobre o telespectador.
C)   Ela se opõe à ideia de TV como veículo de cultura.
D)   Ela se opõe à violência de alguns programas televisivos.


 Texto 12


@ (D -17) Sobre o termo “e”, no primeiro quadro, podemos afirmar que
A ) possui sentido de adição, de ação complementar.
B ) pode ser substituído por “mas” e possui valor adversativo.
C ) possui valor conclusivo, por isso é posposto a uma vírgula.
D ) pode ser substituído por “porque” e possui valor explicativo.

(D – 3) A expressão “coisas erradas”, no último quadro do texto tem a ver com

A)   As estripulias que o cachorro faz pela casa.
B)   A borboleta que o cachorro fica observando.
C)  Espantar visitas indesejadas da casa.
D)  Esconder os objetos da dona da casa.



Texto 13


http://compapodegarota.blogspot.com.br/2010/10/princesas-desesperadas.html

@ (D - 5) Quanto ao sentimento comum entre as princesas, prevalece o de
A)    contentamento, felicidade.
B)     indiferença, apatia.
 C)   desapontamento, desilusão.
 D)   raiva, rancor.

(D - 2) O marido de cada uma das princesas acima é
A)   uma Fera.
B)   o Shrek.
C)  um príncipe.
D)  um sapo.

                                                 Texto 14

@ (D – 19) A expressão “Nem assim!”, no último balão, dá a ideia de que
A ) nem para salvar o amigo Cascão entraria na água.
B ) nem precisando de ajuda Cascão consegue ser um amigo solidário.
C ) nem em momentos de descontração Cascão deixa de ser religioso.
D ) a ação realizada por Cascão corresponde às expectativas de Cebolinha.

(D - 5) Cebolinha pediu ajuda ao Cascão, porque Cebolinha
A)   estava realmente se afogando.
B)   queria que o amigo caísse na água.
C)   queria brincar de salva-vidas com o amigo.
D)   queria fazer o amigo rezar para salvá-lo.

Um comentário:

  1. Excelente material! Parabéns para a equipe da Coordenadoria Pedagógica Anos Finais da SME!!!

    ResponderExcluir