quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Atividades de Coesão



ATIVIDADES DE COESÃO


1ª) Leia o texto abaixo e grife a opção mais adequada para o que está sendo enunciado:

 

Doença Mental em Crianças: 11 Sinais de Alerta

A lista


Para ajudar pais e crianças com transtornos mentais não diagnosticados, pesquisadores lançaram uma lista de 11 sinais fáceis de reconhecer que podem ser usados como um alerta pelos pais e outras pessoas da comunidade. A lista se destina a preencher uma lacuna entre o número de crianças que sofrem de doenças mentais e aquelas que recebem tratamento para essas doenças. Com ela, os pesquisadores esperam que os pais distingam entre comportamentos normais da infância e verdadeiros sinais de doença mental.
Entre os sinais, estão sentir-se triste ou “se fechar” por duas semanas ou mais, o que pode indicar 1 (depressão/ felicidade/ desatenção), e medos intensos ou preocupações que atrapalham 2 (atividades/ refeições/ movimentações) diárias, o que pode indicar um distúrbio de ansiedade. Estudos 3 (pesquisam/ expõem/ demonstram) que os sintomas de três entre quatro crianças com distúrbios mentais, incluindo déficit de atenção e hiperatividade, distúrbios alimentares e transtorno bipolar, passam 4 (imunes/ despercebidos/ desatentos) e elas não recebem os cuidados de que necessitam.
Pais que perceberem qualquer um desses 5 (sinais/ meios/ pressupostos) em seus filhos devem levá-los a um pediatra ou a um profissional de saúde mental para uma 6 (conferência/ avaliação/ medicação). A identificação de um transtorno psiquiátrico no início da vida 7 (autoriza/ permite/ concebe) que as crianças recebam tratamento mais cedo, o que irá torná-lo mais 8 (eficaz/ perspicaz/ tenaz).
A lista foi criada por um comitê que se baseou em vários estudos de saúde mental, envolvendo mais de 6.000 crianças. Os sintomas da lista podem identificar a maioria das crianças com distúrbios mentais.

Os 11 sinais de alerta


1.   Sentir-se muito 9 (triste/ segura/ dedicada) ou “se fechar” por duas ou mais semanas;
2.   Tentar se ferir ou se matar, ou fazer planos para isso;
3.   Medo 10 (compreensível/ espontâneo/ súbito) esmagador sem razão, às vezes com coração
4.   Envolver-se em brigas, usando arma, ou querer ferir outros;
5.   Comportamento fora de controle grave, que pode chegar ao ponto de machucar a si mesma ou outras pessoas;
6.   Não comer, vomitar ou usar laxantes para perder peso;
7.   Preocupações ou medos intensos que atrapalham atividades diárias;
8.   Extrema dificuldade em concentrar-se ou permanecer 11 (quieto/ feliz/ concentrado) ;
9.   Uso de drogas ou álcool;
10.  Mau humor que causa problemas em suas relações;
11.  12 (Atitudes/ Mudanças/ Apresentações) drásticas no comportamento ou personalidade.

 

Conclusão


Esses sinais formam um perfil e não são em si diagnósticos específicos. Para isso, os pais devem procurar ajuda de um profissional de saúde. Para evitar o alarme de pais, que podem diagnosticar transtornos mentais onde eles não existem, os pesquisadores projetaram a lista para ser conservadora. Ou seja, estes sinais não serão evidentes em todas as crianças que têm um distúrbio de saúde mental. Dos 15% dos jovens que se estima que tenham doença mental, os perfis vão identificar cerca de 8%.

2ª) Com base nas opções escolhidas, escreva possíveis sinônimos para cada uma delas:

1 - __________________________________________________________________

2 - __________________________________________________________________

3 - __________________________________________________________________

4 - __________________________________________________________________

5 - __________________________________________________________________

6 - __________________________________________________________________

7 - __________________________________________________________________

8 - __________________________________________________________________

9 - __________________________________________________________________

10-__________________________________________________________________

11-__________________________________________________________________

12-__________________________________________________________________

3ª) O texto abaixo foi desfeito em forma de frases. Reúna-as de tal maneira que ele volte a ser da maneira original:

Conheça o percurso das flores oferecidas por Roberto Carlos nos shows em SP

·         O nome da rosa: carola.
·         Outro nome da rosa: avalanche. Mais alguns nomes da rosa: crème de la crème, latin gypsy curiosa, surprise, sunny leonidas, superdisco, avant garde.
·         São milhares de variedades de nomes da rosa, cada uma com a nomenclatura mais metida que a outra.
·         Mas é com as duas primeiras rosas que Roberto Carlos vai fazer felizes as fãs;
·         As duas primeiras rosas são a carola (vermelha) e a avalanche (branca);
·         As fãs compraram ingressos para a série de cinco shows;
·         A série de cinco shows começa hoje em São Paulo.

O cravo e a rosa

·         Há 30 anos, Roberto Carlos oferece flores à plateia;
·         Tudo começou com um cravo;
·         Roberto Carlos usava um cravo na lapela durante o show;
·         Roberto Carlos usava um cravo na lapela durante o show quando era 1978;
·         "Um dia, Roberto Carlos viu uma pessoa conhecida;
·         Roberto Carlos resolveu fazer uma gentileza;
·         Roberto Carlos deu um beijo no cravo;
·         Roberto Carlos jogou";
·         Lembra Neide de Paula;
·         Neide de Paula tem 75;
·         Neide de Paula é maquiadora de Roberto Carlos;
·         Neide de Paula é responsável floral de Roberto Carlos;
·         "O público de Roberto Carlos vibrou.
·         Comentamos;
·         Roberto Carlos disse "É uma pena que só tem um cravinho e tanta mão pra cima...";
·         Então coloquei uma porção de cravos na estante de palco dele";
·         "Boa ideia, Neide", agradeceu o rei;
·         Roberto Carlos é o rei;
·         Mas, com o passar do tempo, o olhar severo da dona Neide constatou algo;
·         Os cravos não estavam com a bola toda;
·         Os cravos eram difíceis de ser encontrados;
·         Dependendo da época do ano, os cravos eram pequenos;
·         Dependendo da época do ano, os cravos eram feios;
·         Assim, passou-se às rosas;
·         Ao passar-se às rosas, deu o maior trabalhão;
·         "O cravo, eu só tirava a folha;
·         O cravo, eu cortava um pedacinho do cabo;
·         Eu tirava a folha e cortava um pedacinho do cabo pra ficar num tamanho bom;
·         As rosas têm espinhos;
·         É preciso usar um instrumento especial de alumínio;
·         O instrumento especial de alumínio comprei na Venezuela";
·         "E tem que ser um botão de rosa semiaberto;
·         O botão de rosa tem que ser semiaberto, porque, se o botão de rosa já estiver aberto, a flor voa pro lado;
·         Se o botão de rosa já estiver aberto, caem pétalas;
·         Se o botão de rosa já estiver aberto, dá tudo errado";
·         Neide de Paula ensina;
·         Neide de Paula é mestra da aerodinâmica.
(09/04/08) IVAN FINOTTI, da Folha de S.Paulo.


4ª) Com base na atividade da questão anterior, desfaça-o em forma de frases:

Polícia prende suspeitos de aliciar crianças a prostituição no Rio

Dois homens suspeitos de aliciar crianças e adolescentes para prostituição foram presos na praia de Copacabana (zona sul do Rio), na manhã desta quarta-feira. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos faziam parte de um esquema de aliciamento no bairro que tinha como cliente um agente do serviço de imigração dos Estados Unidos.
Os dois suspeitos foram presos em uma operação da DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) do Rio montada depois de agentes da delegacia investigarem o caso por quase um mês. De acordo com as investigações, os dois levaram um menor para o hotel onde estava hospedado o agente americano, no último dia 15 de março.
A DPCA informou que tem gravações do circuito interno do hotel onde o americano estava hospedado que mostra o garoto entrando no quarto do agente. Em depoimento prestado na delegacia, segundo a polícia, o garoto, um morador de rua, revelou ter feito o programa em troca de R$ 300. O nome do agente americano que, segundo a polícia, contratou os serviços ainda não foi divulgado.
Os dois homens presos vão responder por exploração sexual de menores e formação de quadrilha, segundo a polícia. Eles são mantidos nesta quarta-feira na DPCA, no centro do Rio, onde prestavam depoimento no fim desta manhã. (Colaboração para a Folha Online, no Rio 09/04/2008).


5ª) Leia o trecho abaixo e identifique grifando os períodos que não fazem parte do excerto:

“Antônio Gonçalves da Silva, dito Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909 na Serra de Santana, pequena propriedade rural, no município de Assaré, no Sul do Ceará. É o segundo filho de Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva. Foi casado com D. Belinha, de cujo consórcio nasceram nove filhos. Publicou Inspiração Nordestina, em 1956,  Cantos de Patativa, em 1966. Em 1970, Figueiredo Filho publicou seus poemas comentados Patativa do Assaré. Tem inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e jornais. Está sendo estudado na Sorbonne, na cadeira da Literatura Popular Universal, sob a regência do Professor Raymond Cantel. Apesar disso, dizem os pesquisadores que feitos como esse pouco influenciam o meio social onde é produzido. Patativa do Assaré era unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil. Para chegar onde chegou, tinha uma receita prosaica: dizia que para ser poeta não era preciso ser professor. 'Basta, no mês de maio, recolher um poema em cada flor brotada nas árvores do seu sertão', declamava.
Cresceu ouvindo histórias, os ponteios da viola e folhetos de cordel. Em pouco tempo, a fama de menino violeiro se espalhou. Com oito anos trocou uma ovelha do pai por uma viola. A partir daí, ingressara num caminho sem volta e, por isso, nunca mais voltou a escrever. Dez anos depois, viajou para o Pará e enfrentou muita peleja com cantadores. Quando voltou, estava consagrado: era o Patativa do Assaré. Nessa época os poetas populares vicejavam e muitos eram chamados de 'patativas' porque viviam cantando versos. Ele era apenas um deles. Para ser melhor identificado, adotou o nome de sua cidade”. (http://www.tanto.com.br/Patativa.htm). Acessado em 06/12/2011.


6ª) Preencha o texto abaixo com palavras que foram extraídas, as quais se encontram no quadro abaixo:

“Em meio à ___________ explosão de jovens cantoras cool, urbanas, muitas delas centradas no samba carioca, três anos atrás saltou aos ouvidos de alguns privilegiados o disco de estreia da pernambucana Alessandra Leão, Brinquedo de Tambor.
Ao invés de polimento, suavidade ou as sonoridades mais hype, o CD da ex-integrante do Comadre Fulozinha gritava sua ___________, revelando também uma surpreendente compositora, com um raro frescor no manejo da música tradicional do litoral e Zona da Mata nordestina. O paralelo mais imediato para situar as __________ seria o amigo Siba e sua Fuloresta do Samba, que também escondem por trás de sonoridades ancestrais uma radical atualidade. Mas o disco de estréia, ainda que __________ em contrapontos e usando algumas guitarras, ainda era um tanto reverente às tradições de que se apropriava. Pois neste novo CD - Dois Cordões, a coisa __________ como se décadas, e não anos, houvessem passado.
Nele, a ideia de arranjo e sonoridade (obra do produtor/arranjador/instrumentista Caçapa) é inseparável do resultado final: uma combinação 100% ________ dos timbres de três guitarras elétricas (de 6, 7 e 12 cordas), em camas quase nunca harmônicas, mas sim complexamente polifônicas. Tecidos sonoros que devem tributo tanto aos estudos eruditos europeus de contraponto e fuga quanto à escuta atenta dos ________ da música africana, igualmente polifônica e não-harmônica”.



aspereza – recente – mestres – farto – referências – propício – amadureceu – 
canções – apropriada – inédita – enveredou – tenores – suavidade.
 
 





7ª) Organize os períodos a seguir numerando-os de acordo com uma sequência que o torne coerente e coeso:

O que é ser Professor


Paixão pelo trabalho e incentivo à formação continuada motivam o exercício da docência

(    ) Para ele, os maiores desafios dizem respeito às condições para o desenvolvimento da educação. "É preciso maior investimento público, considerando o percentual do PIB. O Brasil aplica 4% de seu PIB em Educação, enquanto países desenvolvidos e em desenvolvimento aplicam de 6,5% a 7%. Nós não temos um sistema de ensino constituído, ou seja, a situação é precária, falta professor, continuidade no ensino, políticas de apoio", descreve.
(   ) O ensino na graduação brasileira vem melhorando nos últimos anos, mas ainda deixa a desejar se comparado com outras nações desenvolvidas ou em desenvolvimento. Nos níveis inferiores, a situação é ainda menos satisfatória, quadro que poderia desmotivar muitos profissionais do ensino.
(   ) Na semana em que professores comemoram o seu dia, 15 de outubro, um olhar especial está voltado a esses profissionais marcados por grandes conquistas, mas também por grandes desafios no exercício de sua atividade.
(    ) Dentre as principais propostas possíveis para a reversão desse quadro, Álvaro aponta a melhoria do salário, principalmente, no ensino básico (fundamental e médio), e do plano de carreira através da valorização da formação continuada. "Não há estímulo para que ele se aperfeiçoe. As jornadas picotadas atrapalham o desenvolvimento e rendimento do professor, que se dedica a mais de uma escola para complementar sua renda. Vive se deslocando e não tem tempo de se dedicar à sua carreira", exemplifica.
(    ) "Há uma evolução no ensino, mas não a evolução que a gente gostaria e que também é necessária", avalia Álvaro de Azevedo Quelhas, professor da Faculdade de Educação (Faced/UFJ) há mais de 12 anos”.

Atividade 3

1ª) Preencha as lacunas dos textos (1) e (2) com palavras destacadas nas caixas ao lado de cada um, de forma que os termos referentes aos objetos dos textos apareçam numa sequência que vai do mais específico ao mais geral.

Texto 1






Aqui começa o verbo conquistar


Dê a partida para suas maiores conquistas: o conforto, o desempenho e a força da nova ______________, série especial da ___________ que faz bonito no campo ou na cidade. A __________ já sai de fábrica completa, inclusive com detalhes exclusivos, a cor, o pára-choque cromado e os estribos nas portas, que vão se tornar a marca do estilo deste ___________. Passe numa Concessionária Chevrolet e conquiste seu novo ___________.
(adaptado de Isto é, 18/11/98).

 

pick-up,Silverado Conquest,carro,veículo,camionete

 

































Texto 2





A esperteza do roedor


Embora gostem de se exercitar naquelas rodas que não levam a lugar nenhum, os ___________ são mais espertos do que se imagina. Estes ___________ têm um senso de direção notável, capaz de levar os ___________ de volta ao ponto de partida com base em cálculos de distância e velocidade semelhantes aos que marinheiros usam para se localizar. A conclusão é de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Genebra, que submete os __________ a um pesadelo visual. Eles foram postos numa arena circular com quatro cilindros colocados em pontos eqüidistantes, só um com comida. Os ____________ reencontraram o cilindro com índice de acerto de 67% a 100%.
(adaptado de Época, 16/11/98)
 

ratos,hamsters,animais,roedores,bichos

 




















2ª) Agora, numere as seguintes palavras, partindo do mais geral para o mais específico. Em seguida, escreva um pequeno parágrafo seguindo a ordem numérica estabelecida por você.

a) mecânico(    ) – operário(    ) – trabalhador(    ) – torneiro(   ) – homem(    ).






b) casa(   ) – cidade(    ) – continente(   ) – bairro(   ) – rua(    ) – país(     ).






c) raça(   ) – povo (   ) – humanidade(   ) – multidão(   ) – indivíduo(   ).






d) caixa(   ) – embalagem(   ) – embrulho de presente(    ) – brinde(   ) – livros(   ).





3ª) Rescreva o trecho a seguir, substituindo os termos grifados por outros mais específicos:

Era uma sala muito ampla, onde várias pessoas conversavam. Quando entrei, aproximou-se de mim um indivíduo que me perguntou o que eu desejava. Respondi-lhe que procurava um amigo. O estranho mandou-me sentar e afastou-se. Enquanto esperava, corri os olhos pela sala ricamente mobiliada. Pelas paredes viam-se alguns quadros.









1ª) Leia as orações abaixo:

A:  Maria do Carmo tomou conhecimento da gravidez.
B:  Maria do Carmo desesperou-se tanto!
C:  Maria do Carmo pensou numa única solução.
D:  Maria do Carmo pensou suicidar-se.
E:  Maria do Carmo desistiu.

Reescrevendo as orações relacionando-as em um único período de acordo com a “equação” abaixo, não se esquecendo de fazer as adequações necessárias, fica:



Período composto =
B (oração principal) + A (temporal, subordinada a B) + C (consecutiva, subordinada a B) + D (apositiva, subordinada de C) + E (adversativa, coordenada a D).



 
 






Execução cruel


Era para ser tudo diversão. Na sexta-feira 5, quatro jovens de classe média saíram de casa para ir à casa de espetáculos Via Show, em São João de Meriti, no Rio de Janeiro. Não voltaram. Seus corpos foram encontrados na terça feira em um poço cheio de água e lama numa antiga fazenda no distrito de Imbariê, em Duque de Caxias. Geraldo de Azevedo Jr., Bruno Paulino e os irmãos Rafael e Renan Medina, com idades entre 13 e 21 anos, foram mortos com pelo menos três tiros de fuzil na cabeça. Testemunhas afirmam que eles foram vistos discutindo com seguranças do estabelecimento. Segundo a Polícia Militar, outros dois jovens, Anthony de Oliveira e Bruno Santana, ambos de 18 anos, também desapareceram em agosto depois de ir à Via Show.
Época, 15 de dezembro de 2003; p. 12.

6ª) Acerca do texto anterior, marque o item correto:

a)      a primeira frase do texto pressupõe uma ideia anterior, mas não cria expectativas para uma posterior.
b)      a impessoalidade do texto confere-lhe um caráter mais subjetivo que objetivo.
c)      a palavra “casa” em “...saíram de casa para ir à casa de espetáculos” possui o mesmo referente.
d)     a referência aos dias da semana servem no texto para mostrar como o fato sucedeu rapidamente.
e)      pela forma como foi escrita faixa etária das vítimas, não é possível especificá-las respectivamente, com exatidão.

7ª) Quanto ao uso de expressões referenciais, assinale o que estiver correto:

a)      “seus corpos” refere-se aos dos criminosos.
b)      É impossível determinar o referente de “Não voltaram.”
c)      Apesar de esta no singular, “na cabeça” refere-se a mais de uma pessoa.
d)     “outros dois jovens” refere-se a dois dos quatro mencionados no texto.
e)      “também” traz a ideia de que o fato ocorreu apenas uma vez.

ATIVIDADE  2

1ª) Observe as expressões em negrito nos textos abaixo e faça uma seta partindo dessas expressões em direção à palavra à qual elas se referem:

Remédios não fazem milagres


Absorve. Bloqueia. Queima. Metaboliza. Promessas como essas, feitas em propagandas de remédios para emagrecer, raramente se cumprem sem ajuda adicional, segundo especialistas norte-americanos. Para eles, os remédios contra obesidade não funcionariam sem uma redução no consumo de alimentos e de gorduras, combinada a um aumento nos exercícios físicos.
Há duas categorias de remédios para emagrecer: os que impedem a absorção de gordura e os que suprimem o apetite. Alguns supressores do apetite podem criar dependência; outros podem causar insônia, irritabilidade ou depressão. Remédios que impedem a absorção de gordura podem causar diarreia, flatulência, dormência e desconforto intestinal
  Revista Vida e Saúde, 12/2001, p. 8.


Ensino reprovado


Mais uma vez, os resultados obtidos pela rede pública de ensino brasileira são ruins. Uma pesquisa realizada pela Unesco em 41 países mostrou que os alunos da rede nacional ocupam o penúltimo lugar do ranking, quando avaliados em três quesitos: matemática, compreensão de leitura e ciências. Piores que os brasileiros, somente os peruanos. O país ocupa a 37ª posição na lista quando o assunto é leitura. Com 15 anos, 50% dos alunos brasileiros estão no chamado nível 1 de alfabetização, o que mostra a dificuldade em ler e utilizar essa “ferramenta” em outras disciplinas. Os índices de repetência também estão nas alturas. Pelo menos 25% dos alunos de 1ª a 4ª série levam bomba. Outros 15% acabam repetindo entre a 5ª e a 8ª série. Na lanterninha educacional, com o Brasil, estão Macedônia, Chile, Albânia e Indonésia. No topo do ranking de leitura ficaram Finlândia, Canadá, e Nova Zelândia. Em ciências e matemática, os asiáticos lideram: os melhores são Hong Kong, Japão e Coréia do Sul. Os resultados obtidos, diz a Unesco, estão diretamente ligados à qualidade do sistema educacional. Se ele é bem estruturado, afirma a entidade, pode ajudar a superar barreiras socioeconômicas. O que não é o caso no Brasil.
Revista Época, 07/07/03, p. 13.


2ª) Leia os seguinte texto e identifique os seus articuladores textuais (causas e consequências) de cada um deles:

Por isso eu corro demais

                                                                    Roberto Carlos, por Adriana Calcanhotto in Maritmo

Meu bem, qualquer instante que eu fico sem te ver
Aumenta a saudade que eu sinto de você
Então eu corro demais, sofro demais só pra te ver.
E você ainda me pede para não correr assim,
Meu bem, eu não suporto mais você longe de mim
Por isso eu corro demais, sofro demais,
Corro demais só pra te ver.
Se você está ao meu lado, eu só ando devagar,
Esqueço até de tudo, não vejo o tempo passar.
Mas se chega a hora de pra casa te levar,
Corro pra depressa outro dia ver chegar.
Então eu corro demais, sofro demais,
Corro demais só pra te ver.
Se você vivesse sempre ao meu lado, eu não teria
Motivo pra correr e devagar eu andaria.
Eu não corria demais, agora corro demais
Só pra te ver.



Causa

Consequência

Qualquer instante que eu fico sem te ver

Aumenta a saudade que eu sinto de você


E você ainda me pede para não correr assim

Sofro demais
Se você está ao meu lado
-
-
-

Corro pra depressa outro dia ver chegar
Se você visse sempre ao meu lado

Eu não suporto mais você longe de mim



3ª) Agora que você já sabe como funciona o processo da ARTICULAÇÃO num texto, desenvolva os seguintes tópicos frasais, apontando possíveis causas e consequências para o fato argumentado:

a)      Apesar de um certo aumento de sua popularidade, o povo brasileiro perde, aos poucos, a credibilidade no presidente Lula._________________________________






b) Ao sair de casa, hoje, pela manhã, Marcelo começou a pressentir que algo ruim iria acontecer.______________________________________________________________






c)      As grandes metrópoles do país, principalmente nas últimas décadas, têm sofrido com o excesso populacional, fato que não agrada e nem traz benefícios a ninguém._






8ª) Desenvolva os seguintes tópicos frasais:
a)                  Hoje entrou no meu táxi um passageiro que era bastante estranho. ___________






b) Às cinco da manhã, quando cheguei a casa, minha esposa começou a brigar comigo.






c) A Internet pode trazer benefícios para a sociedade contemporânea como também trazer complicações.






d) É bem fácil sair daqui e chegar até o hospital municipal. _______________________






9ª) Complete adequadamente os trechos do texto abaixo com as frases que foram retiradas dela:

Beijinho, beijinho (Luís Fernando Veríssimo)

Na festa dos 34 anos da Clarinha o seu marido, Amaro, fez um discurso muito aplaudido. Declarou que não trocava a sua Clarinha por duas de 17, sabiam por que? Porque a Clarinha era duas de 17. Tinha a vivacidade, o frescor e, deduzia-se, o fervor sexual somado de duas adolescentes.
            No carro, depois da festa, o Marinho comentou:
            ― Bonito, o discurso do Amaro.
            ― ( 1 ) _____________________________________________― disse a Nair.
            ― O quê?
            ― Marido, quando começa a elogiar muito a mulher...
            Nair deixou no ar todas as implicações da duplicidade masculina.
            ― ( 2 ) _____________________________________________― protestou Marinho.
― Exatamente. Apaixonados demais. Lembra o que eu disse quando a Janice e o Pedrão começaram a andar de mãos dadas?
― É mesmo...
― Vinte anos de casados e de repente começam a andar de mãos dadas? Como namorados? Ali tinha coisa.
            ― É mesmo...
            ― ( 3 ) _____________________________________________
            ― Você tem razão.
― E o Mário com a coitada da Marli? De uma hora para outra? Beijinho, beijinho, "mulher formidável" e descobriram que ele estava de caso com a gerente da loja dela.
            ― ( 4 ) _____________________________________________
― Ou outras.
            Nem duas de 17 estavam fora de cogitação.
― Acho que você tem razão, Nair. Nenhum homem faz uma declaração daquelas assim, sem outros motivos.
― Eu sei que tenho razão.
            ― ( 5 ) _____________________________________________.
            ― Sempre, não sei.
            ― Sempre. Você é inteligente, sensata, perspicaz e invariavelmente acerta na mosca. Você é uma mulher formidável, Nair.
            Durante algum tempo, só se ouviu, dentro do carro, o chiado dos pneus no asfalto.
            Aí Nair perguntou:
            ― Quem é ela, Marinho?




- E não deu outra. Divórcio e litigioso;
- Não dou dois meses para eles se separarem;
- Você tem sempre razão, Nair.
- Mas eles parecem cada vez mais apaixonados;
- Você acha, então, que o Amaro tem outra?;
 
 








10ª) Escreva outras frases possíveis para os trechos acima sem alterar o sentido delas:

1 - ____________________________________________________________________

2 - ____________________________________________________________________

3 - ____________________________________________________________________

4 - ____________________________________________________________________

5 - ____________________________________________________________________


17ª) Assinale a opção em que a estrutura sugerida para preenchimento da lacuna correspondente provoca defeito de coesão e incoerência nos sentidos do texto.

A violência no País há muito ultrapassou todos os limites. ___1___ dados recentes mostram o Brasil como um dos países mais violentos do mundo, levando-se em conta o risco de morte por homicídio.
Em 1980, tínhamos uma média de, aproximadamente, doze homicídios por cem mil habitantes. ___2___, nas duas décadas seguintes, o grau de violência intencional aumentou, chegando a mais do que o dobro do índice verificado em 1980 – 121,6% –, ___3___, ao final dos anos 90 foi superado o patamar de 25 homicídios por cem mil habitantes. ___4___, o PIB por pessoa em idade de trabalho decresceu 26,4%, isto é, em média, a cada queda de 1% do PIB a violência crescia mais do que 5% entre os anos 1980 e 1990. 
Estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento mostram que os custos da violência consumiram, apenas no setor saúde, 1,9% do PIB entre 1996 e 1997. ___5___ a vitimização letal se distribui de forma desigual: são, sobretudo, os jovens pobres e negros, do sexo
masculino, entre 15 e 24 anos, que têm pago com a própria vida o preço da escalada da violência no Brasil.  
(Adaptado de http:// www.brasil.gov.br/acoes.htm)
a) 1 – Tanto é assim que
b) 2 – Lamentavelmente
c) 3 – ou seja
d) 4 – Simultaneamente
e) 5
18ª) Quando o treinador Leão foi escolhido para dirigir a Seleção Brasileira de futebol, o jornal Correio Popular publicou um texto com muitas imprecisões, do qual consta a seguinte passagem.

            Durante sua carreira de goleiro, iniciada no Comercial de Ribeirão Preto, sua terra natal, Leão, de 51 anos, sempre impôs seu estilo ao mesmo tempo arredio e disciplinado. Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando seus defeitos após os treinos. Ao chegar à seleção brasileira em 1970, quando fez parte do grupo que conquistou o tricampeonato mundial, Leão não dava um passo em falso. Cada atitude e cada declaração eram pensadas com um racionalismo típico de sua família, já que seus outros dois irmãos, Edmilson, 53 anos, e Édson, 58, são médicos.
(Correio Popular, Campinas, 20 Out. 2000)

a.       O que aconteceria com Leão se ele, efetivamente, ficasse “aprimorando seus defeitos”? Reescreva o trecho de maneira a eliminar o equívoco.



b.      A expressão por outro lado no início do segundo período, contribui para tornar o trecho incoerente. Por quê?



c.       Por que o emprego da palavra racionalismo é inadequado nesta passagem: “cada atitude e cada declaração eram pensadas com um racionalismo típico de sua família, já que seus outros dois irmãos, Edmilson, 53 anos e Édson, 58, são médicos”?







Nenhum comentário:

Postar um comentário