segunda-feira, 9 de setembro de 2013

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O 7º ANO



7º ANO

1º: TEXTO “TIPO ASSIM”, Clarice Bean (p. 82)
Proposta 01: Acerte se puder
·         O professor formará a equipe dos meninos contra a das meninas, cujas equipes devem estar postas uma de frente à outra;
·         O professor elaborará perguntas cujas respostas sejam verdadeiras ou falsas acerca do texto;
·         O professor deverá dar um tempo para que os alunos leiam e, em seguida, a própria equipe deverá escolher um integrante para representar a equipe para responder às perguntas;
·         O integrante da equipe que souber a resposta certa e chegar correndo primeiro até o birô (ou a lousa) terá o direito de responder;
·         O professor irá fazendo um placar no quadro. Ganhará quem obtiver a maior quantidade de acertos;
·         O professor poderá premiar a equipe com bombons ou pontuação na avaliação parcial.
Perguntas para a atividade

a)    (      ) Segundo o texto, Clarice pratica natação todos os dias da semana.
b)    (      ) Pelo texto, percebe-se que Clarice não gosta de nadar na quinta-feira porque é o dia em que a água é mais fria.
c)    (      ) Ao final das aulas de natação, Clarice come em seu lanche batata frita.
d)    (      ) Betty consegue mergulhar de pijama e salvar um tijolo do fundo da piscina.
e)    (      ) Depreende-se do texto que o pijama facilita o mergulho durante as aulas de natação.
f)     (      ) Através do texto, percebe-se que vestir-se de pijama e salvar um tijolo no fundo da piscina é um teste para aprender a nadar melhor.
g)    (      ) Segundo o texto, Betty possui outros adereços que auxiliam seu desempenho na natação, além de seus superóculos.
h)   (      ) Betty parece ser uma das melhores alunas na turma de natação, pois até já ganhou medalha olímpica.
i)     (      ) Pelo texto, percebe-se que Roberto-Sem-Alça tem mais facilidade em fazer o nado  estilo cachorrinho.
j)      (      ) Pelas informações do texto, conclui-se que Roberto-sem-Alça não sabe nadar muito bem.


Proposta 02: Caracterizando as personagens

·         O professor formará seis equipes, as quais deverão apresentar uma caracterização (descrição) física e psicológica das personagens: Clarice, Betty, Roberto-Sem-Alça, Carlinhos, Tobias e professor Pedro;
·         Cada equipe receberá uma cartolina e ficará responsável pela apresentação das características de apenas uma das personagens. Se possível, a equipe pode apresentar o desenho correspondente ao seu personagem;
·         A atividade também pode ser feita de maneira que cada equipe pode fazer a caracterização de todas as personagens;
·         Em seguida, cada equipe apresentará o seu ponto de vista sobre a caracterização e, depois, um debate discutindo as semelhanças e divergências entre as características apontadas.

Proposta 03: Os espaços de Clarice
·         O professor formará seis equipes, as quais deverão apresentar uma descrição dos principais espaços frequentados pela personagem principal;
·          As equipes deverão apresentar detalhes dos seguintes ambientes:

1.    a academia onde faz natação;
2.    a casa onde mora;
3.    a escola em que estuda;
4.    o parque de diversões preferido;
5.    a casa da avó;
6.    a praça onde os amigos da natação se encontram.

·         Os trabalhos devem ser apresentados em uma cartolina, contendo tanto o detalhamento dos espaços quanto o desenho criado por um dos integrantes;
·         Logo após, os alunos fariam uma apresentação de cada um dos espaços.

Proposta 04: Pesquisa para elaboração de panfletos informativos
a)    Os principais tipos (modalidades) de nado;
b)    Os principais acessórios para natação;
c)    As principais dicas para evitar afogamento;
d)    Os principais campeões, nacionais e internacionais, de natação;
e)    A importância da prática de atividades físicas;
f)     Os principais esportes radicais.

Proposta 05: Atividades de predição
a)    Se na quinta-feira Clarice faz natação, crie uma agenda de outras possíveis atividades que ela faz no restante da semana;
b)    Conte como foi o campeonato em que Betty disputou e ganhou a medalha;
c)    Se Betty, naquele dia, não pode ir ao treino, crie uma determinada situação em que ela precisou estar para faltar;
d)    Cite outros episódios mais interessantes do que o que Carlinhos fez com o Tobias poderiam ter acontecido naquela aula de natação;
e)    Cite outros exemplos de “brincadeiras” estúpidas que não podem ser feitas, inclusive na escola;
f)     Elabore o episódio em que o professor Pedro aplica a punição ao Carlos pelo que fez com o Tobias.

Os registros gráficos na escrita
(p. 88)

Análise Linguística
Verbo (p. 102)
Mudança de:
Pessoa:
Texto “Tipo assim”:
1.    “Na quinta-feira eu tenho natação. Eu não gosto de ir – a água é meio fria”.
2.    “A Betty tem aqueles superóculos de natação e tudo mais e pode até virar uma nadadora olímpica”.
3.     


Biografia
2º Texto: “O Arco-íris”, de Frei Betto (p. 93).
Propostas de atividades:
Proposta 01:

Trazer as principais informações da biografia:
a)    Da personalidade que nomeia sua rua ou das principais ruas de seu bairro;
b)    Do seu artista preferido;

Nenhum comentário:

Postar um comentário