7º ANO
1º: TEXTO “TIPO ASSIM”,
Clarice Bean (p. 82)
Proposta 01: Acerte se
puder
·
O professor formará a equipe dos meninos
contra a das meninas, cujas equipes devem estar postas uma de frente à outra;
·
O professor elaborará perguntas cujas
respostas sejam verdadeiras ou falsas acerca do texto;
·
O professor deverá dar um tempo para que os
alunos leiam e, em seguida, a própria equipe deverá escolher um integrante para
representar a equipe para responder às perguntas;
·
O integrante da equipe que souber a resposta
certa e chegar correndo primeiro até o birô (ou a lousa) terá o direito de
responder;
·
O professor irá fazendo um placar no quadro.
Ganhará quem obtiver a maior quantidade de acertos;
·
O professor poderá premiar a equipe com
bombons ou pontuação na avaliação parcial.
Perguntas para a atividade
a)
( )
Segundo o texto, Clarice pratica natação todos os dias da semana.
b)
( )
Pelo texto, percebe-se que Clarice não gosta de nadar na quinta-feira porque é
o dia em que a água é mais fria.
c)
( )
Ao final das aulas de natação, Clarice come em seu lanche batata frita.
d)
( )
Betty consegue mergulhar de pijama e salvar um tijolo do fundo da piscina.
e)
( )
Depreende-se do texto que o pijama facilita o mergulho durante as aulas de
natação.
f)
( )
Através do texto, percebe-se que vestir-se de pijama e salvar um tijolo no
fundo da piscina é um teste para aprender a nadar melhor.
g)
( )
Segundo o texto, Betty possui outros adereços que auxiliam seu desempenho na
natação, além de seus superóculos.
h)
( )
Betty parece ser uma das melhores alunas na turma de natação, pois até já
ganhou medalha olímpica.
i)
( )
Pelo texto, percebe-se que Roberto-Sem-Alça tem mais facilidade em fazer o
nado estilo cachorrinho.
j)
( )
Pelas informações do texto, conclui-se que Roberto-sem-Alça não sabe nadar
muito bem.
Proposta 02: Caracterizando
as personagens
·
O professor formará seis equipes, as quais
deverão apresentar uma caracterização (descrição) física e psicológica das
personagens: Clarice, Betty, Roberto-Sem-Alça, Carlinhos, Tobias e professor
Pedro;
·
Cada equipe receberá uma cartolina e ficará
responsável pela apresentação das características de apenas uma das
personagens. Se possível, a equipe pode apresentar o desenho correspondente ao
seu personagem;
·
A atividade também pode ser feita de maneira
que cada equipe pode fazer a caracterização de todas as personagens;
·
Em seguida, cada equipe apresentará o seu
ponto de vista sobre a caracterização e, depois, um debate discutindo as
semelhanças e divergências entre as características apontadas.
Proposta
03: Os espaços de Clarice
·
O professor formará seis equipes, as quais
deverão apresentar uma descrição dos principais espaços frequentados pela
personagem principal;
·
As
equipes deverão apresentar detalhes dos seguintes ambientes:
1.
a academia onde faz natação;
2.
a casa onde mora;
3.
a escola em que estuda;
4.
o parque de diversões preferido;
5.
a casa da avó;
6.
a praça onde os amigos da natação se encontram.
·
Os trabalhos devem ser apresentados em uma
cartolina, contendo tanto o detalhamento dos espaços quanto o desenho criado
por um dos integrantes;
·
Logo após, os alunos fariam uma apresentação
de cada um dos espaços.
Proposta 04: Pesquisa para
elaboração de panfletos informativos
a)
Os principais tipos (modalidades) de nado;
b)
Os principais acessórios para natação;
c)
As principais dicas para evitar afogamento;
d)
Os principais campeões, nacionais e
internacionais, de natação;
e)
A importância da prática de atividades
físicas;
f)
Os principais esportes radicais.
Proposta 05: Atividades de
predição
a)
Se na quinta-feira Clarice faz natação, crie
uma agenda de outras possíveis atividades que ela faz no restante da semana;
b)
Conte como foi o campeonato em que Betty
disputou e ganhou a medalha;
c)
Se Betty, naquele dia, não pode ir ao treino,
crie uma determinada situação em que ela precisou estar para faltar;
d)
Cite outros episódios mais interessantes do
que o que Carlinhos fez com o Tobias poderiam ter acontecido naquela aula de
natação;
e)
Cite outros exemplos de “brincadeiras”
estúpidas que não podem ser feitas, inclusive na escola;
f)
Elabore o episódio em que o professor Pedro
aplica a punição ao Carlos pelo que fez com o Tobias.
Os registros gráficos na
escrita
(p.
88)
Análise Linguística
Verbo
(p. 102)
Mudança
de:
Pessoa:
Texto
“Tipo assim”:
1.
“Na quinta-feira eu tenho natação. Eu não
gosto de ir – a água é meio fria”.
2.
“A Betty tem aqueles superóculos de natação e
tudo mais e pode até virar uma nadadora olímpica”.
3.
Biografia
2º Texto: “O Arco-íris”, de
Frei Betto (p. 93).
Propostas
de atividades:
Proposta
01:
Trazer
as principais informações da biografia:
a)
Da personalidade que nomeia sua rua ou das
principais ruas de seu bairro;
b)
Do seu artista preferido;
Nenhum comentário:
Postar um comentário