quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Projetos para textos sincréticos



PROJETO 01: OS SENTIDOS DA ARTE BRASILEIRA

Análise de cartazes com imagens de grandes obras artísticas brasileiras
Objetivo: desenvolver a capacidade interpretativa da linguagem visual

1ª Atividade: Explicando sem ver

Metodologia:
·         Cada equipe (composta de, no máximo, quatro integrantes) deverá receber apenas um cartaz sem que nem um integrante de outra equipe veja a imagem de outra equipe;
·         As equipes receberão o cartaz e o analisarão (por aproximadamente quinze minutos), apresentando, posteriormente, suas principais características (objeto retratado, cor, perspectiva, material, forma, sentidos e efeitos etc.) para o restante da turma;
·         Os integrantes da equipe se organizarão para dizer especificamente alguma(s) característica(s) apontada(s);
·         Caberá ao restante da turma tentar reconhecer se a descrição feita pela equipe corresponde ao que os colegas haviam criado expectativas;
·         Ganha a equipe que, pelo julgamento da turma, fez a melhor caracterização da imagem;
·         Sugestão: se houver tempo, o professor recolhe os cartazes e os redistribui às mesmas equipes de maneira que sejam imagens diferentes da que haviam analisado anteriormente. A equipe analisará e apresentará ao restante da turma características opostas da imagem em análise; e os demais colegas tentarão se lembrar de qual imagem a equipe está se referindo.


2ª Atividade: Exposição de artes

Metodologia:
·         As mesmas equipes formadas na atividade anterior Produzirão um conjunto de textos escritos e orais acerca dos objetos de arte retratados nos cartazes;
·         Abaixo, são listadas algumas sugestões de possíveis gêneros a serem produzidos pelos alunos:

Gêneros escritos:
·         E-mail a uma colega que faltou, convidando para a exposição;
·         Convite da escola aos pais dos alunos;
·         Panfleto a ser entregue aos demais colegas de outras turmas e de outros anos (séries) da escola;
·         Cartazes a serem anexados nos flanelógrafos da escola;
·         Faixas a serem divulgadas dentro da escola e pelas redondezas da comunidade;
·         Texto de notícia com entrevista do curador da exposição, a ser exibida no jornal ou na revista (da escola, da comunidade, da cidade);
·         Texto informativo sobre a exposição a ser exibido nas redes sociais (Orkut, Facebook, Instagram, Linkedln, Twitter etc.);
·         Texto de apresentação das obras, exibido na entrada do evento;
·         Folder informativo sobre a exposição a ser entregue aos visitantes;
·         Texto de um crítico de arte discutindo a qualidade das obras e a organização do evento a ser exibido no jornal ou na revista (da escola, da comunidade, da cidade);

Gêneros orais:

·         Texto para o carro de som divulgando e convidando o evento para a comunidade;
·         Comercial televisivo convidando para o evento;
·         Jingle a ser executados nas rádios convidando para o evento;
·         Discurso de abertura do curador aos visitantes;
·         Diálogo entre alguns visitantes comentando sobre a exposição;
·         Depoimento de um artista presente no local;
·         Diálogo entre um visitante e um guia explicando os sentidos das respectivas obras;
·         Entrevista televisiva do curador da exposição ou de um dos artistas;
·         Workshop apresentado pelos organizadores e participantes do evento;
·         Matéria de reportagem de jornalista com apresentação ao vivo do local para o telejornal.



PROJETO 02: MEU PRODUTO É UM BARATO!

MATERIAL:
       Recortes de jornais, revistas, encartes, panfletos, cola, pincel atômico, cartolina e tesoura.
MÉTODO:
       Os grupos deverão se reunir para criar um anúncio de um produto, a partir de imagens e de textos já existentes.

OBJETIVOS:
       Estimular a imaginação e o potencial criativo;
       Desenvolver a capacidade argumentativa na produção de textos publicitários;
       Aperfeiçoar os conhecimentos acerca de ressignificação a partir do caráter polissêmico dos textos, tanto verbais quanto não-verbais;
       Estimular a prática de trabalhos em equipe.

PROJETO 03: REFAZENDO MARCAS

MATERIAL:
       Recortes de jornais, revistas, encartes, panfletos, cola, pincel atômico, cartolina e tesoura.

METODOLOGIA:
·         As equipes se reunirão para elaborar novas formas, cores, nomes e slogans de alguns produtos vendidos por marcas consagradas pela mídia.

OBJETIVOS:
  • Exercitar a prática da estratégia textual-discursiva da retextualização;
  • Estimular a imaginação e o potencial criativo.


PROJETO 04: REFAZENDO TEXTOS

METODOLOGIA:
·         A partir de determinadas imagens, os alunos refarão os textos:
·         Uma imagem pertencente a uma notícia passará a noticiar outra informação;
·         A alteração dos enunciados verbais de uma charge, de uma tirinha ou de um anúncio a partir da imagem que é dada.

PROJETO 05:

·         Revista em quadrinhos, gibis,

Nenhum comentário:

Postar um comentário