PROJETO
01: OS SENTIDOS DA ARTE BRASILEIRA
Análise de cartazes com imagens de
grandes obras artísticas brasileiras
Objetivo: desenvolver a capacidade
interpretativa da linguagem visual
1ª
Atividade: Explicando sem ver
Metodologia:
·
Cada
equipe (composta de, no máximo, quatro integrantes) deverá receber apenas um
cartaz sem que nem um integrante de outra equipe veja a imagem de outra equipe;
·
As
equipes receberão o cartaz e o analisarão (por aproximadamente quinze minutos),
apresentando, posteriormente, suas principais características (objeto
retratado, cor, perspectiva, material, forma, sentidos e efeitos etc.) para o
restante da turma;
·
Os
integrantes da equipe se organizarão para dizer especificamente alguma(s)
característica(s) apontada(s);
·
Caberá
ao restante da turma tentar reconhecer se a descrição feita pela equipe
corresponde ao que os colegas haviam criado expectativas;
·
Ganha
a equipe que, pelo julgamento da turma, fez a melhor caracterização da imagem;
·
Sugestão:
se houver tempo, o professor recolhe os cartazes e os redistribui às mesmas
equipes de maneira que sejam imagens diferentes da que haviam analisado
anteriormente. A equipe analisará e apresentará ao restante da turma
características opostas da imagem em análise; e os demais colegas tentarão se
lembrar de qual imagem a equipe está se referindo.
2ª
Atividade: Exposição de artes
Metodologia:
·
As
mesmas equipes formadas na atividade anterior Produzirão um conjunto de textos
escritos e orais acerca dos objetos de arte retratados nos cartazes;
·
Abaixo,
são listadas algumas sugestões de possíveis gêneros a serem produzidos pelos
alunos:
Gêneros
escritos:
·
E-mail
a uma colega que faltou, convidando para a exposição;
·
Convite
da escola aos pais dos alunos;
·
Panfleto
a ser entregue aos demais colegas de outras turmas e de outros anos (séries) da
escola;
·
Cartazes
a serem anexados nos flanelógrafos da escola;
·
Faixas
a serem divulgadas dentro da escola e pelas redondezas da comunidade;
·
Texto
de notícia com entrevista do curador da exposição, a ser exibida no jornal ou
na revista (da escola, da comunidade, da cidade);
·
Texto
informativo sobre a exposição a ser exibido nas redes sociais (Orkut, Facebook,
Instagram, Linkedln, Twitter etc.);
·
Texto
de apresentação das obras, exibido na entrada do evento;
·
Folder
informativo sobre a exposição a ser entregue aos visitantes;
·
Texto
de um crítico de arte discutindo a qualidade das obras e a organização do
evento a ser exibido no jornal ou na revista (da escola, da comunidade, da
cidade);
Gêneros
orais:
·
Texto
para o carro de som divulgando e convidando o evento para a comunidade;
·
Comercial
televisivo convidando para o evento;
·
Jingle
a ser executados nas rádios convidando para o evento;
·
Discurso
de abertura do curador aos visitantes;
·
Diálogo
entre alguns visitantes comentando sobre a exposição;
·
Depoimento
de um artista presente no local;
·
Diálogo
entre um visitante e um guia explicando os sentidos das respectivas obras;
·
Entrevista
televisiva do curador da exposição ou de um dos artistas;
·
Workshop
apresentado pelos organizadores e participantes do evento;
·
Matéria
de reportagem de jornalista com apresentação ao vivo do local para o
telejornal.
PROJETO
02: MEU PRODUTO É UM BARATO!
MATERIAL:
•
Recortes
de jornais, revistas, encartes, panfletos, cola, pincel atômico, cartolina e
tesoura.
MÉTODO:
•
Os
grupos deverão se reunir para criar um anúncio de um produto, a partir de
imagens e de textos já existentes.
OBJETIVOS:
•
Estimular
a imaginação e o potencial criativo;
•
Desenvolver
a capacidade argumentativa na produção de textos publicitários;
•
Aperfeiçoar
os conhecimentos acerca de ressignificação a partir do caráter polissêmico dos
textos, tanto verbais quanto não-verbais;
•
Estimular
a prática de trabalhos em equipe.
PROJETO
03: REFAZENDO MARCAS
MATERIAL:
•
Recortes
de jornais, revistas, encartes, panfletos, cola, pincel atômico, cartolina e
tesoura.
METODOLOGIA:
·
As
equipes se reunirão para elaborar novas formas, cores, nomes e slogans de
alguns produtos vendidos por marcas consagradas pela mídia.
OBJETIVOS:
- Exercitar a prática da estratégia textual-discursiva da retextualização;
- Estimular a imaginação e o potencial criativo.
PROJETO
04: REFAZENDO TEXTOS
METODOLOGIA:
·
A
partir de determinadas imagens, os alunos refarão os textos:
·
Uma
imagem pertencente a uma notícia passará a noticiar outra informação;
·
A
alteração dos enunciados verbais de uma charge, de uma tirinha ou de um anúncio
a partir da imagem que é dada.
PROJETO 05:
·
Revista
em quadrinhos, gibis,
Nenhum comentário:
Postar um comentário