terça-feira, 10 de setembro de 2013



MATRIZ DE REFERÊNCIA
Tópico
N° descritor
Descritor
Detalhamento










1. Quanto à
informação do texto verbal e/ou não-verbal

D1

Localizar informação explícita.
Informações apresentadas textualmente ou sob forma de paráfrase.
D2
Inferir informação em texto verbal.
Depreender a informação a partir de informações dadas.
D3

Inferir o sentido de palavra ou expressão.
Depreender o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto.
D4

Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais.
Textos como: placas, fotos, quadros, gravuras, mapas, tirinhas, tabelas etc.
D5

Identificar o tema ou assunto de um texto.

Identificar o núcleo temático que confere unidade semântica ao texto.
D6
Distinguir fato de opinião relativa ao fato.
Reconhecer o modo de apresentar um fato / informação.
D7

Diferenciar a informação principal das secundárias em um texto.
Reconhecer a informação principal.

D8

Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto.

Avaliar a capacidade da criança em apoiar-se em elementos textuais, como: manchete, título, formatação do texto para formular hipóteses sobre o conteúdo do texto.
Tópico
N° descritor
Descritor
Detalhamento



2. Quanto aos
gêneros associados às sequências
discursivas básicas
D9

Reconhecer gênero discursivo.

Observar o grau de complexidade da tarefa, de acordo com o gênero ou sequência discursiva mais utilizada em cada ano de escolaridade.
D10

Identificar o propósito comunicativo em diferentes gêneros.

Observar o grau de complexidade da tarefa, de acordo com o gênero ou sequência discursiva mais utilizada em cada ano de escolaridade.
D11

Reconhecer os elementos que compõem uma narrativa e o conflito gerador.

Observar o grau de complexidade da tarefa, de acordo com o gênero ou sequência discursiva mais utilizada em cada ano de escolaridade.
Tópico
N° descritor
Descritor
Detalhamento
3. Quanto às relações entre textos

D12

Identificar semelhanças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos.
Pressupõe um trabalho com relações intertextuais. Devem-se considerar os gêneros mais comumente trabalhados em cada um dos anos de escolaridade.
D13

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos de um mesmo tema.

Avaliar a habilidade de comparação entre dois textos com a mesma temática e de percepção das características comuns aos dois como, por exemplo, a estrutura, a linguagem, a formatação, entre outras. Devem-se considerar os gêneros mais comumente trabalhados em cada um dos anos de escolaridade.
Tópico
N° descritor
Descritor
Detalhamento

4. Quanto às
relações de coesão e
coerência.
D14

Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade.
Coesão gramatical e lexical.

D17

Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios, etc.
Relações semânticas expressas por conectivos.

Tópico
N° descritor
Descritor
Detalhamento

5.Quanto aos
recursos expressivos
utilizados no texto
D19

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de palavras, frases ou expressões.
Palavras, frase ou expressões que sejam percebidas pelo leitor como mais uma maneira de o autor manifestar suas intenções comunicativas.
D20

Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
O uso da pontuação e de outras notações para dar efeitos de sentido no texto.
D21

Reconhecer o efeito decorrente do emprego de recursos estilísticos e morfossintáticos.
Recursos estilísticos e morfossintáticos utilizados pelo autor para a construção de sentidos.
D22
Reconhecer efeitos de humor e ironia.

Tópico
N° descritor
Descritor
Detalhamento
6. Quanto aos
aspectos sociais da linguagem
D23

Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ ou interlocutor.
Variação linguística.


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