MATRIZ DE
REFERÊNCIA
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Tópico
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N° descritor
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Descritor
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Detalhamento
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1. Quanto à
informação do texto verbal e/ou
não-verbal
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D1
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Localizar
informação explícita.
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Informações
apresentadas textualmente ou sob forma de paráfrase.
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D2
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Inferir informação
em texto verbal.
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Depreender a
informação a partir de informações dadas.
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D3
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Inferir o sentido
de palavra ou expressão.
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Depreender o sentido
de palavras ou expressões a partir do contexto.
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D4
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Interpretar textos
não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais.
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Textos como:
placas, fotos, quadros, gravuras, mapas, tirinhas, tabelas etc.
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D5
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Identificar o tema
ou assunto de um texto.
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Identificar o
núcleo temático que confere unidade semântica ao texto.
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D6
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Distinguir fato de opinião
relativa ao fato.
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Reconhecer o modo
de apresentar um fato / informação.
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D7
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Diferenciar a informação
principal das secundárias em um texto.
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Reconhecer a
informação principal.
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D8
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Formular hipóteses sobre
o conteúdo do texto.
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Avaliar a
capacidade da criança em apoiar-se em elementos textuais, como: manchete,
título, formatação do texto para formular hipóteses sobre o conteúdo do
texto.
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Tópico
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N°
descritor
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Descritor
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Detalhamento
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2. Quanto aos
gêneros
associados às sequências
discursivas
básicas
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D9
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Reconhecer gênero discursivo.
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Observar o grau de
complexidade da tarefa, de acordo com o gênero ou sequência discursiva mais
utilizada em cada ano de escolaridade.
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D10
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Identificar o
propósito comunicativo em diferentes gêneros.
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Observar o grau de
complexidade da tarefa, de acordo com o gênero ou sequência discursiva mais
utilizada em cada ano de escolaridade.
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D11
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Reconhecer os elementos
que compõem uma narrativa e o conflito gerador.
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Observar o grau de
complexidade da tarefa, de acordo com o gênero ou sequência discursiva mais
utilizada em cada ano de escolaridade.
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Tópico
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N°
descritor
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Descritor
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Detalhamento
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3. Quanto às
relações entre textos
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D12
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Identificar
semelhanças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos.
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Pressupõe um
trabalho com relações intertextuais. Devem-se considerar os gêneros mais comumente
trabalhados em cada um dos anos de escolaridade.
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D13
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Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos de um
mesmo tema.
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Avaliar a
habilidade de comparação entre dois textos com a mesma temática e de
percepção das características comuns aos dois como, por exemplo, a estrutura,
a linguagem, a formatação, entre outras. Devem-se considerar os gêneros mais comumente
trabalhados em cada um dos anos de escolaridade.
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Tópico
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N°
descritor
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Descritor
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Detalhamento
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4. Quanto às
relações de
coesão e
coerência.
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D14
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Reconhecer as relações
entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para
sua continuidade.
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Coesão gramatical e
lexical.
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D17
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Reconhecer o
sentido das relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios,
etc.
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Relações semânticas
expressas por conectivos.
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Tópico
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N°
descritor
|
Descritor
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Detalhamento
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5.Quanto aos
recursos
expressivos
utilizados no
texto
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D19
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Reconhecer o efeito
de sentido decorrente da escolha de palavras, frases ou expressões.
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Palavras, frase ou
expressões que sejam percebidas pelo leitor como mais uma maneira de o autor
manifestar suas intenções comunicativas.
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D20
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Identificar o
efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
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O uso da pontuação
e de outras notações para dar efeitos de sentido no texto.
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D21
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Reconhecer o efeito
decorrente do emprego de recursos estilísticos e morfossintáticos.
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Recursos
estilísticos e morfossintáticos utilizados pelo autor para a construção de
sentidos.
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D22
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Reconhecer efeitos
de humor e ironia.
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Tópico
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N°
descritor
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Descritor
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Detalhamento
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6. Quanto aos
aspectos sociais
da linguagem
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D23
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Identificar os
níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ ou interlocutor.
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Variação
linguística.
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terça-feira, 10 de setembro de 2013
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