quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Atividades de Variação Linguística




VARIAÇÃO LINGUÍSTICA


Erro de português
Oswald de Andrade

Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.




ATIVIDADE 1


1ª) Observe a seguinte transcrição da fala de uma pessoa:

a)      - Mi, conta para a gente a trajetória das suas opções vocacionais.

Miriam (22anos) -  texto oral: Bom, primeiro resolvi fazer medicina, porque eu já estava em biologia, né? Eu acho que foi mais por acomodação. Daí, mamãe me falou da UNICAMP pra mim, né, e eu achei legal assim, né? Mamãe falou que tinha bastante campo científico, e tal, pesquisa... e aí eu fiquei interessada. E a Engenharia de Alimentos era um campo assim ainda não desenvolvido e eu estava afim de ver como era, né? Eu não gostei. Eu descobri que não gostava de química. Aí eu resolvi fazer física, que tem mais abertura. Mas daí eu, na verdade, eu resolvi fazer computação é o que eu gosto mesmo e tem ainda mais campo.

A partir desse texto oral, foi elaborado um texto escrito, contendo as mesmas informações. Observe como ficou:

Texto escrito:

Pela primeira vez, optei por medicina por mera acomodação, pois já estava no curso de biologia. Antes de optar pela segunda vez, (já que na primeira eu não havia entrado), ouvi falar de curso novo na UNICAMP, um curso interdisciplinar, que daria margem à pesquisa, e eu me interessei. Mas não gostei do curso e resolvi desistir. Na terceira vez, então, optei pelo curso de física, que na UNICAMP oferece mais opções para se fazer matérias de outros cursos; não que física fosse uma opção definitiva. Decidi afinal cursar Ciências da Computação a parir do ano que vem.

Agora, observe a seguinte transcrição de fala:

Texto oral: O assalto foi um horror. Eu tava com a minha mãe na... na Avenida da Universidade...era? Era... cinco horas mais ou menos. É isso, cinco horas, talvez. Aí eu parei no sinal ali perto do Frotinha, não, no Frotinha, não, do Frotão. De repente, encostou um menino mais ou menos do tamanho do Júnior, o meu filho. Aí ele disse alguma coisa, é... é... mas eu demorei a entender. Aí eu só sei que ele tava dizendo passa a bolso, logo, pô! E eu ahã? Num entendia... que era um assalto. Aí eu só vi que era um assalto quando ele tirou um... como é o nome daquele negócio?...estilete! ele tirou um estilete do bolso e olhei para minha mãe. Mas deixa que tinha um outro grandão do lado dela. O menino me pediu dinheiro e eu fiquei teimando, teimando, dizendo que num tinha. Ele nem quis saber, ficou me pedindo o tempo todo. Eu mostrei minha carteira vazia, a mamãe jogou a dela embaixo do banco assim que viu os menino. Ela é menos lerda do que eu pra perceber essas coisa... mas eles levaro mesmo assim a calculadora dela... graças a Deus... só isso... Nisso, o sinal abriu e a gente conseguiu ir embora.

a)      Escreva que fato a personagem narra, quem são os envolvidos, descrevendo principalmente a narradora.

b)      A partir dessa transcrição de fala, faça o mesmo: transforme-o em um texto da modalidade escrita.


c)      Nas duas transformações, quais foram as principais mudanças ocorridas entre o texto oral e o texto escrito?


ATIVIDADE 2

1ª) Escreva:

a)      para um colega, um bilhete pedindo que entregue seu trabalho de português ao professor, já que você viajou para fazer um concurso em outra cidade.

b)      ao professor de história um bilhete, justificando sua falta à aula de um determinado dia, já que você teve que fazer um teste de admissão para ingressar nas turmas especiais de seu colégio e, neste dia, houve uma prova aplicada por ele.

c)      à diretora do colégio um bilhete, explicando que você faltará à aula por uma semana, porque você fará um concurso em outra cidade e pede-lhe que comunique o fato aos demais professores.

d)     o comunicado da diretora aos professores sobre sua falta a ser anexado na parede da sala destes.


2ª) Descreva o desabrochar de uma flor, um pôr-do-sol ou as fases da lua:

a)      como um cientista:


b)      como um poeta:


3ª) Qual foi a principal diferença que você percebeu entre os dois textos que você escreveu?


ATIVIDADE 3


1ª) O Dr. Antônio é médico de Paulo e descobriu que este uma doença incurável em estado avançado e que poderá morrer logo. Escolha que doença seria essa e imagine como o Dr. Antônio falaria para dar esta notícia:

a)      a Paulo:



b)      à família de Paulo:



c)      ao melhor amigo de Paulo:



d)     aos médicos que também estão tratando de Paulo:



2ª) Quais foram as diferenças linguísticas entre os textos produzidos pelo médico? Que elementos linguístico-textuais diferenciaram os textos entre si? Que conclusões você pode tirar acerca do uso da linguagem em relação a com quem se fala e de acordo com a situação sócio-comunicativa?


ATIVIDADE 4


1ª)  Leia os seguintes textos, que apresentam níveis diferentes de formalidade. Escreva 1 para o texto que apresenta o nível menos formal, passando pelos níveis 2 e 3, atribuindo 4 ao nível mais formal.  Em seguida, tente estabelecer em que situação sócio-comunicativa o texto foi escrito, caracterizando os possíveis interlocutores:

a)                                                                             Dona Eunice,

               Desculpe, mas é que não deu tempo de eu preencher todas as fichas de inscrições dos candidatos. Por isso eu queria que você fizesse isso por mim pra entregar amanhã pro seu Raul, porque eu te contei que eu vou amanhã no médico tratar do problema da minha espinhela. Fico te devendo essa.
                                                                                    Até mais.
                                                                                      Dona Judite.


b)                                                                             Olá, Drica!

                 Adorei o presente! Ficou muito bom em mim; parece que você conhece mesmo o que adoro vestir! Menina, tu nem sabe o que aconteceu depois que vocês saíram: rolou o maior barraco entre a Ju e a Rafa. Elas duas começaram  discutir porque o Junim, tu sabe, né, o namorado da Ju, começou a dar em cima da Rafinha. Aí não prestou, não. Ela já chegou puxando os cabelos dela. E diz aí que quando ela puxou o cabelo da outra, pois não era peruca! Mesmo toda a galera rindo, as duas rolaram no chão, a Rafa rasgou a blusa da Ju e aí já viu: dente quebrado, mancha roxa no braço, unha quebrada. Mas tirando isso, a festa foi massa!
             
                                                          Bêjo e brigada!
                                                                Tati.


c)                                                                             Dona Fernanda,

                  Eu num sei se a sinhora vai gostá do aumoço que eu fiz oje purquê a sinhora senpre dexa iscrito num papeu apregado aqui na jeladera o que qué cumê. Mais oje a sinhora num dexô. Purisso eu fiz um inçopado de camarãum. tá bom que tá danado! Ispero que a sinhora goste purquê eu fiz cum muito gosto. Vô tê que saí oje mais cedo purquê vô tê que levá o meu fí o Fabim prum médico lá perto lá de casa que só vai tá lá dais uma ais trêis. Purisso eu vô tê que saí mais cedo mais amanhã eu disconto, amanhã eu saiu mais tarde.

                                                       Brigado e inté amanhã.
                                                                   Neuza.



d)                                    Il.mo Senhor Marcondes Vieira,

                 Recebi, em mão, de um de seus auxiliares a proposta de compra da minha mansão que se localiza na Praia do Presídio. Não obstante, o valor oferecido pelo senhor está bastante aquém de nossas expectativas. Como o senhor pode constatar, a mansão é, indubitavelmente, uma das maiores de toda Aquiraz, quiçá a maior. A relação entre custo e benefício nessa ocasião não me estaria sendo suficientemente favorável a mim. Em virtude de tal fato, eu como proprietário do referido bem, declaro ao senhor o indeferimento de tal pedido de compra.

                                                                       Minhas sinceras condolências.
                                                                                  Dr. Otávio Feitosa.


2ª) De acordo com os diferentes níveis de linguagem que existem nos textos, escreva sobre essas diferenças, mostrando a relação que eles têm com os interlocutores e com a situação sócio-comunicativa.


3ª) Refaça o bilhete feito por Neuza, utilizando um nível de linguagem um pouco mais elevado.


4ª) Agora é sua vez: escreva um bilhete ao síndico do prédio em que você mora, comunicando-lhe sobre um determinado problema que está ocorrendo entre seu apartamento e o do vizinho, exigindo consequentes soluções.



ATIVIDADE 5

1ª) Diga de uma maneira educada ou gentil, que mostre consideração da sua parte para com a pessoa a quem você se dirige:

Exemplo: Você é um animal!
Você é uma pessoa muito mal-educada e extremamente grosseira.

a)      Sai da minha frente!

b)      Anda logo, seu pamonha!

c)      Desembucha logo!

d)     Cala a boca, idiota!

e)      Peraí que ela vem já!

f)       Que é que tu quer aqui?

2ª) Agora, explique por que a opção que você escreveu para cada frase é a mais adequada nas situações do dia-a-dia:

3ª) Observe os dois registros a seguir:

Falante 1: Arra! Machuquei o meu dedo!
Falante 2: Ui!Ui! Machuquei o meu dedinho!

a)      Qual dos dois falantes poderíamos dizer que é do sexo feminino? Que elementos linguísticos permitem essa resposta?


b)      Se um falante do sexo masculino, por acaso, utilizasse a outra fala, o que poderia ocorrer socialmente? Com isso, o que se pode concluir acerca do uso da linguagem em relação ao falante?


ATIVIDADE 6

1ª) Imagine a seguinte situação: um adolescente vai a um grande supermercado acompanhar sua mãe nas compras do mês. Por força do hábito, Dona Valda não costuma observar o prazo de validade dos produtos que compra, apenas coloca no carrinho e vai direto ao caixa. Ao contrário de sua mãe, Reginaldo, que é um garoto bastante atento e plenamente consciente de seu papel cidadão, percebeu que o prazo de validade do pacote de salsichas, da bandeja de iogurtes e do bolo de chocolate estava vencido

OFICINA

Elaborar itens com base nos textos abaixo:

Poemas de Oswald de Andrade
Texto 1
Pronominais

Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro


Texto 2


Vício na fala

Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados


Texto 3
O capoeira

— Qué apanhá sordado?
— O quê?
— Qué apanhá?
Pernas e cabeças na calçada.

Texto 4
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário