VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Erro
de português
Oswald de Andrade
Oswald de Andrade
Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.
ATIVIDADE 1
1ª) Observe a seguinte transcrição da fala de uma
pessoa:
a)
- Mi, conta para a gente a
trajetória das suas opções vocacionais.
Miriam
(22anos) - texto oral: Bom, primeiro resolvi
fazer medicina, porque eu já estava em biologia, né? Eu acho que foi mais por
acomodação. Daí, mamãe me falou da UNICAMP pra mim, né, e eu achei legal assim,
né? Mamãe falou que tinha bastante campo científico, e tal, pesquisa... e aí eu
fiquei interessada. E a Engenharia de Alimentos era um campo assim ainda não
desenvolvido e eu estava afim de ver como era, né? Eu não gostei. Eu descobri
que não gostava de química. Aí eu resolvi fazer física, que tem mais abertura.
Mas daí eu, na verdade, eu resolvi fazer computação é o que eu gosto mesmo e
tem ainda mais campo.
A partir desse texto oral, foi elaborado um texto
escrito, contendo as mesmas informações. Observe como ficou:
Texto
escrito:
Pela primeira vez, optei por medicina por mera acomodação, pois já estava
no curso de biologia. Antes de optar pela segunda vez, (já que na primeira eu
não havia entrado), ouvi falar de curso novo na UNICAMP, um curso
interdisciplinar, que daria margem à pesquisa, e eu me interessei. Mas não
gostei do curso e resolvi desistir. Na terceira vez, então, optei pelo curso de
física, que na UNICAMP oferece mais opções para se fazer matérias de outros
cursos; não que física fosse uma opção definitiva. Decidi afinal cursar
Ciências da Computação a parir do ano que vem.
Agora,
observe a seguinte transcrição de fala:
Texto oral: O assalto foi um horror.
Eu tava com a minha mãe na... na Avenida da Universidade...era? Era... cinco
horas mais ou menos. É isso, cinco horas, talvez. Aí eu parei no sinal ali
perto do Frotinha, não, no Frotinha, não, do Frotão. De repente, encostou um
menino mais ou menos do tamanho do Júnior, o meu filho. Aí ele disse alguma
coisa, é... é... mas eu demorei a entender. Aí eu só sei que ele tava dizendo
passa a bolso, logo, pô! E eu ahã? Num entendia... que era um assalto. Aí eu só
vi que era um assalto quando ele tirou um... como é o nome daquele
negócio?...estilete! ele tirou um estilete do bolso e olhei para minha mãe. Mas
deixa que tinha um outro grandão do lado dela. O menino me pediu dinheiro e eu
fiquei teimando, teimando, dizendo que num tinha. Ele nem quis saber, ficou me
pedindo o tempo todo. Eu mostrei minha carteira vazia, a mamãe jogou a dela
embaixo do banco assim que viu os menino. Ela é menos lerda do que eu pra
perceber essas coisa... mas eles levaro mesmo assim a calculadora dela...
graças a Deus... só isso... Nisso, o sinal abriu e a gente conseguiu ir embora.
a)
Escreva que fato a personagem narra, quem são os envolvidos, descrevendo
principalmente a narradora.
b)
A partir dessa transcrição de fala, faça o mesmo: transforme-o em um
texto da modalidade escrita.
c)
Nas duas transformações, quais foram as principais mudanças ocorridas
entre o texto oral e o texto escrito?
ATIVIDADE 2
1ª) Escreva:
a)
para um colega, um bilhete pedindo que entregue seu trabalho de português
ao professor, já que você viajou para fazer um concurso em outra cidade.
b)
ao professor de história um bilhete, justificando sua falta à aula de um
determinado dia, já que você teve que fazer um teste de admissão para ingressar
nas turmas especiais de seu colégio e, neste dia, houve uma prova aplicada por
ele.
c)
à diretora do colégio um bilhete, explicando que você faltará à aula por
uma semana, porque você fará um concurso em outra cidade e pede-lhe que
comunique o fato aos demais professores.
d) o comunicado da diretora
aos professores sobre sua falta a ser anexado na parede da sala destes.
2ª) Descreva o desabrochar de uma flor, um
pôr-do-sol ou as fases da lua:
a)
como um cientista:
b)
como um poeta:
3ª) Qual foi a principal diferença que você percebeu
entre os dois textos que você escreveu?
ATIVIDADE 3
1ª) O Dr. Antônio é médico de Paulo e descobriu que
este uma doença incurável em estado avançado e que poderá morrer logo. Escolha
que doença seria essa e imagine como o Dr. Antônio falaria para dar esta
notícia:
a)
a Paulo:
b)
à família de Paulo:
c)
ao melhor amigo de Paulo:
d) aos médicos que também
estão tratando de Paulo:
2ª) Quais foram as diferenças linguísticas entre os
textos produzidos pelo médico? Que elementos linguístico-textuais diferenciaram
os textos entre si? Que conclusões você pode tirar acerca do uso da linguagem
em relação a com quem se fala e de acordo com a situação sócio-comunicativa?
ATIVIDADE 4
1ª) Leia os
seguintes textos, que apresentam níveis diferentes de formalidade. Escreva 1
para o texto que apresenta o nível menos formal, passando pelos níveis 2 e 3,
atribuindo 4 ao nível mais formal. Em
seguida, tente estabelecer em que situação sócio-comunicativa o texto foi
escrito, caracterizando os possíveis interlocutores:
a)
Dona Eunice,
Desculpe, mas é que não deu
tempo de eu preencher todas as fichas de inscrições dos candidatos. Por isso eu
queria que você fizesse isso por mim pra entregar amanhã pro seu Raul, porque
eu te contei que eu vou amanhã no médico tratar do problema da minha espinhela.
Fico te devendo essa.
Até mais.
Dona Judite.
b)
Olá, Drica!
Adorei o presente! Ficou muito
bom em mim; parece que você conhece mesmo o que adoro vestir! Menina, tu nem
sabe o que aconteceu depois que vocês saíram: rolou o maior barraco entre a Ju
e a Rafa. Elas duas começaram discutir
porque o Junim, tu sabe, né, o namorado da Ju, começou a dar em cima da
Rafinha. Aí não prestou, não. Ela já chegou puxando os cabelos dela. E diz aí
que quando ela puxou o cabelo da outra, pois não era peruca! Mesmo toda a
galera rindo, as duas rolaram no chão, a Rafa rasgou a blusa da Ju e aí já viu:
dente quebrado, mancha roxa no braço, unha quebrada. Mas tirando isso, a festa
foi massa!
Bêjo e brigada!
Tati.
c)
Dona Fernanda,
Eu num sei se a sinhora vai
gostá do aumoço que eu fiz oje purquê a sinhora senpre dexa iscrito num papeu
apregado aqui na jeladera o que qué cumê. Mais oje a sinhora num dexô. Purisso
eu fiz um inçopado de camarãum. tá bom que tá danado! Ispero que a sinhora
goste purquê eu fiz cum muito gosto. Vô tê que saí oje mais cedo purquê vô tê
que levá o meu fí o Fabim prum médico lá perto lá de casa que só vai tá lá dais
uma ais trêis. Purisso eu vô tê que saí mais cedo mais amanhã eu disconto,
amanhã eu saiu mais tarde.
Brigado e inté amanhã.
Neuza.
d) Il.mo Senhor Marcondes Vieira,
Recebi, em mão, de um de seus
auxiliares a proposta de compra da minha mansão que se localiza na Praia do
Presídio. Não obstante, o valor oferecido pelo senhor está bastante aquém de
nossas expectativas. Como o senhor pode constatar, a mansão é,
indubitavelmente, uma das maiores de toda Aquiraz, quiçá a maior. A relação
entre custo e benefício nessa ocasião não me estaria sendo suficientemente
favorável a mim. Em virtude de tal fato, eu como proprietário do referido bem,
declaro ao senhor o indeferimento de tal pedido de compra.
Minhas
sinceras condolências.
Dr.
Otávio Feitosa.
2ª) De acordo com os diferentes níveis de linguagem
que existem nos textos, escreva sobre essas diferenças, mostrando a relação que
eles têm com os interlocutores e com a situação sócio-comunicativa.
3ª) Refaça o bilhete feito por Neuza, utilizando um
nível de linguagem um pouco mais elevado.
4ª) Agora é sua vez: escreva um bilhete ao síndico
do prédio em que você mora, comunicando-lhe sobre um determinado problema que
está ocorrendo entre seu apartamento e o do vizinho, exigindo consequentes
soluções.
ATIVIDADE
5
1ª) Diga de uma maneira educada ou gentil, que
mostre consideração da sua parte para com a pessoa a quem você se dirige:
Exemplo: Você é um animal!
Você é uma pessoa muito mal-educada e extremamente
grosseira.
a)
Sai da minha frente!
b)
Anda logo, seu pamonha!
c)
Desembucha logo!
d) Cala a boca, idiota!
e)
Peraí que ela vem já!
f)
Que é que tu quer aqui?
2ª) Agora, explique por que a opção que você
escreveu para cada frase é a mais adequada nas situações do dia-a-dia:
3ª) Observe os dois registros a seguir:
Falante 1: Arra! Machuquei o meu dedo!
Falante 2: Ui!Ui! Machuquei o meu dedinho!
a)
Qual dos dois falantes poderíamos dizer que é do sexo feminino? Que
elementos linguísticos permitem essa resposta?
b)
Se um falante do sexo masculino, por acaso, utilizasse a outra fala, o
que poderia ocorrer socialmente? Com isso, o que se pode concluir acerca do uso
da linguagem em relação ao falante?
ATIVIDADE
6
1ª) Imagine a seguinte
situação: um adolescente vai a um grande supermercado acompanhar sua mãe nas
compras do mês. Por força do hábito, Dona Valda não costuma observar o prazo de
validade dos produtos que compra, apenas coloca no carrinho e vai direto ao caixa.
Ao contrário de sua mãe, Reginaldo, que é um garoto bastante atento e
plenamente consciente de seu papel cidadão, percebeu que o prazo de validade do
pacote de salsichas, da bandeja de iogurtes e do bolo de chocolate estava
vencido
OFICINA
Elaborar itens com base nos textos abaixo:
Poemas de Oswald de Andrade
Texto 1
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Texto 2
Vício
na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados
Texto 3
O capoeira
— Qué apanhá sordado?
— O quê?
— Qué apanhá?
Pernas e cabeças na calçada.
— Qué apanhá sordado?
— O quê?
— Qué apanhá?
Pernas e cabeças na calçada.
Texto 4
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